sábado, julho 22, 2006
No fim de Julho estarei de volta com o meu diário de viagem.
 
posted by Jose Matos at 12:56
terça-feira, julho 18, 2006
Por terras distantes. Vendo outros mundos onde os políticos e as pessoas trabalham de outra forma.
 
posted by Jose Matos at 16:23
quinta-feira, julho 13, 2006
De férias durante 15 dias. Talvez consiga postar alguma coisa do sítio para onde vou, mas não é garantido. Em Agosto estarei de volta.

 
posted by Jose Matos at 20:27
Daqui a uns dias faz 70 anos que começou a Guerra Civil de Espanha. É uma data que não nos diz muito, embora seja um acontecimento relevante nos antecedentes da 2ª Guerra Mundial. O conflito não envolveu apenas as forças de esquerda eleitas em Fevereiro em 1936 e as forças franquistas revoltosas. Envolveu também forças exteriores à Espanha, que se envolveram a fundo no conflito. Um prenúncio do que viria ser a 2ª Guerra Mundial.

Já agora sobre este assunto existe uma grande diversidade literária, desde o livro histórico até à poesia e ao romance. Na parte histórica saliento um livro recente.

A Guerra Civil Espanhola, a União Soviética e o Comunismo de Stanley G. Payne (Ulisseia)
 
posted by Jose Matos at 20:18
quarta-feira, julho 12, 2006
O Islão e o Ocidente ao longo dos séculos.

 
posted by Jose Matos at 19:46
terça-feira, julho 11, 2006
Um bom livro que saiu recentemente sobre a história da máfia siciliana.

 
posted by Jose Matos at 21:53
E agora que o futebol acabou podemos voltar à normalidade. E agora que o assunto se esgotou nada melhor que os fogos para abrir os jornais televisivos. É assim a vida na 4ª potência mundial.
 
posted by Jose Matos at 00:03
sexta-feira, julho 07, 2006
E amanhã lá completo 36 voltas ao Sol. Treze mil e poucos dias de vida. Tanto e tão pouco. Precisava de 100 mil para perceber alguma coisa deste mundo. Será que algum dia vamos viver até aos 300 anos?
 
posted by Jose Matos at 18:59
Um livro escrito por uma autora que tem casa perto de mim e com quem já não falo há muito.

Marcelo Caetano: Poder e Imprensa
, Ana Cabrera, Livros Horizonte.

A tese de doutoramento da Ana já tinha sido referida no Indústrias Culturais, mas saiu agora em livro.
 
posted by Jose Matos at 17:17
quinta-feira, julho 06, 2006
Até Domingo, os franceses vão andar entretidos com o Mundial. A pensar que são os maiores. E os políticos franceses vão agradecer. Mas depois quando tudo acabar o orgulho francês chocará com a triste e pura realidade, ou seja, de que a França já não é o que era.
 
posted by Jose Matos at 13:36
Já aqui tinha explicitado as minhas reservas em relação ao projecto de governo para a nova Lei das Finanças Locais. Volto ao tema, porque há coisas que têm que ser denunciadas. O governo fez uma boa operação de charme fazendo passar a ideia que estava a dar mais poder às autarquias na questão do IRS. Mas a verdade é que no global as transferências para as autarquias vão diminuir em cerca de 5%, o que significa que o governo vai reduzir a fatia de transferências e consequentemente o peso desta fatia no orçamento de estado. Não admira por isso que os autarcas já estejam contra. Afinal é uma lei que pouca interessa às autarquias. E de minha parte só vai merecer denúncia.
 
posted by Jose Matos at 13:30
quarta-feira, julho 05, 2006
No tempo do Durão Barroso foi aprovada uma lei que instituía a avaliação por objectivos na função pública. Dois anos depois começa a chegar às autarquias. Foram precisos não sei quantos regulamentos para que a coisa ficasse regulamentada.
 
posted by Jose Matos at 13:13
segunda-feira, julho 03, 2006
Alentejo terra de vento e silêncio
onde o Homem semeia a Palavra
Alentejo terra de sonho e sofrimento
onde o poema tem sede de flores
e rios. Como quem faz um pão,
escrevo à sombra das tuas oliveiras.

E canto o vôo altivo das cegonhas.
Esta leveza de viver em ruas brancas...

Luís Filipe Maçarico (1994)
 
posted by Jose Matos at 21:35
É comum admitirmos que um aluno aprovado em 1960 ou em 1970 com a 4ª classe tinha na sua formação um nível de conhecimentos que hoje um aluno com o mesmo número de anos de escolaridade não tem. Ou que um aluno aprovado em 1960 ou em 1970 com o 5º ano tinha uma formação melhor que hoje um aluno com o 9º ano. Portanto alguma coisa se perdeu pelo caminho.
 
posted by Jose Matos at 20:16