Há tempos deixei aqui nota positiva sobre o
site do candidato do PS a Salreu. Continuo a manter o que disse, pois considero que é sempre positivo que um candidato publique as suas ideias na net. Desta forma, tornam-se acessíveis a todos e qualquer pessoa as pode ver e escrutinar. Calculo que mais nenhum outro candidato a uma Junta venha a fazer o mesmo. Portanto, o candidato em questão merece uma palavra de apoio e é um exemplo a seguir.
Mas devo confessar que fiquei um pouco decepcionado quando fui ver o manifesto eleitoral. Há coisas que são consensuais e perfeitamente lógicas em termos de exigência. Mas há outras que estão mal esclarecidas e até mesmo mal formuladas. Daí que me parece que o candidato ou foi mal aconselhado em algumas medidas ou então acredita mesmo no que está escrito e aí fico um pouco espantado, pois percebe-se em algumas propostas que ele não sabe o que já foi feito e o que ainda falta fazer. Ora este sindroma parece estar a afectar o PS local.
Já há tempos tinha aqui falado do assunto quando o PS apresentou as suas propostas para o desporto no concelho (já agora espero que não cometam o erro de as pôr no programa eleitoral tal como foram formuladas, pois seria grave). Agora volto a ver o mesmo no manifesto eleitoral de Salreu. Ora este tipo de descuido dá logo a impressão de impreparação para governar, pois prometer coisas que já estão programadas e orçamentadas e mais que gizadas pelo actual executivo não é boa política. Imagino que tal aconteça por desconhecimento e desatenção, mas quem quer governar não pode andar assim tão distraído.
Mas vamos então às propostas (em azul), seguidas do meu comentário.
P- Exigir a REQUALIFICAÇÂO da estrada nacional 1-12 que liga Salreu a Albergaria-a-Nova
Comentário – Como é que um candidato pode prometer uma coisa destas? Qualquer político atento sabe perfeitamente que o concurso para esta obra já foi aberto e que neste momento já estamos na fase de análise de propostas. Qualquer político atento deve ter ouvido falar disto há tempos e sabe perfeitamente que há financiamento para a obra e que poderemos ver ainda o seu arranque ainda este ano. Foi algo noticiado na imprensa local tanto em Estarreja como em Albergaria. Ora, sendo assim, como é que o PS vem agora exigir uma coisa que já está orçamentada e prestes a começar no terreno. Como é que se pode prometer uma coisa destas? Sinto muito, mas não posso deixar passar uma coisa destas em branco.
P- Exigir a Imediata Aprovação do plano de URBANIZAÇÂO para Salreu.Comentário – É uma exigência lógica e legítima e algo que foi atrasado durante muito tempo, mas nunca esteve parado durante o presente mandato, nem nunca foi esquecido. Tanto assim é que está já numa fase final de ultimação, mas como disse é uma exigência legítima embora “imediata aprovação” é um termo que mostra pouco conhecimento da complexidade e da morosidade do processo.
P- Pressionar o Executivo para BAIXAR O IMI (Imposto municipal sobre imóveis), antiga contribuição autárquica, actualmente no máximo.
Comentário – Qualquer um de nós é em princípio a favor desta proposta. Desde que existam condições para isso, qualquer executivo baixa o IMI. Vamos ver se isso será possível no próximo ano. Mas é preciso explicar às pessoas que embora seja uma medida popular tem sempre consequências nos cofres da câmara.
P- Criação de um novo CENTRO CIVICO
Comentário – Onde e como? Calculo que o actual seja no Largo da Igreja, mas se a ideia é criar um novo devia estar explicito nesta proposta onde vai ser esse novo centro cívico, pois não estou a ver onde? Portanto, falta aqui uma ideia mais completa.
P - Construção do primeiro PARQUE INFANTIL na nossa freguesia.
Comentário – É uma proposta consensual embora também não seja claro onde vai ser este parque?
P- Construção da ESCOLA BÁSICA INTEGRADA PARA O 2º e 3º CICLO (Conforme Obra efectuada na freguesia de Pardilhó)Comentário – Se é uma Escola Básica e Integrada é desde do 1º Ciclo e não só para o 2º e 3º Ciclo? É assim em Pardilhó. A proposta é consensual e todas as forças políticas estão concerteza a favor dela.
P- Requalificação da ZONA DO ESTEIRO de SalreuComentário – Não se percebe bem qual é a zona de intervenção desta proposta? Se é a requalificação do esteiro ela já foi iniciada pelo actual executivo. Se é da zona evolvente abaixo da linha do comboio era bom que a proposta fosse mais clara, pois não se percebe bem a ideia do candidato?
P- Apoiar as obras de restauro na CAPELA DE SANTA CRISTINA
Comentário – Parece-me consensual e a santa agradece lá no céu.
P- Construção do primeiro PARQUE DESPORTIVO de SalreuComentário – Será que Salreu precisa de mais infra-estruturas desportivas? Porque fazer um parque desportivo por fazer é gastar recursos para nada. Portanto, aqui é preciso esclarecer se Salreu precisa mesmo de um parque destes? E sobre isso não tenho grandes certezas, mas estou aberto a ideias.
P- LOTEAR OS TERRENOS já existentes para que sejam vendidos a preços controlados a jovens de Salreu.
Comentário – Parece-me consensual.
P - Aumentar o HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO da junta de freguesia para atendimento ao público e disponibilizar pequenas informações jurídicas gratuitas aos cidadãos.
Comentário – Nada a obstar.
P- Aquisição de terrenos para aumento do CEMITERIO e melhorar o seu funcionamento.
Comentário – Nada a obstar.
P - Continuar o processo de melhoramentos nas VIAS da nossa freguesia.Comentário – Este é um trabalho que nunca acaba.
P - Exigir o reforço da SEGURANÇA RODOVIARIA na E.N.109, bem como a sinalização adequada nas ruas especialmente junto ás Escolas
Comentário – É uma proposta relevante, mas a actual câmara tem actuado junto das Estradas de Portugal para que isso seja feito. E ultimamente avançou mesmo sozinha com a colocação de sinais inovadores que assinalam as passagens de peões em toda a extensão da 109.
P - Exigir um nó de ligação em Salreu ao IC1Comentário – Esta é uma proposta demagógica e acho que era perfeitamente escusada neste manifesto. Falar de defuntos e exigir ligações a coisas que já morreram é perder tempo. Mas mesmo que não fosse um defunto este tipo de exigência é perfeitamente irrealista. Por esta lógica, Canelas e Fermelã também tinham direito a uma ligação. Portanto, eram ligações de 3 em 3 quilómetros. Ora quem percebe um pouco do assunto sabe que isto é perfeitamente irrealista e demagógico. Acho que deviam de exigir era uma alternativa à 109, agora uma ligação ao IC1 é vender ilusões.
Comentário final - Em suma, este manifesto precisa de umas melhorais e de uns retoques. Compreendo que seja agora difícil recuar em certas medidas, mas há coisas mal explicadas e outras mesmo irrealistas. Mas o simples facto de estar on-line permite que quem se interessa por Salreu medite sobre ele e que lhe faça reparos ou elogios. Este espírito de abertura do candidato é bom e devia ser seguido por todos os outros.
Mas é curioso que embora seja um candidato on-line não apareça no programa uma única medida a esse nível. Ou seja, a criação de uma página na net só para a Junta de Salreu seria uma coisa simples e interessante. Mas uma página que fosse útil com utilidades como o pedido de certidões pela net. Um candidato on-line podia lançar ideias a este nível. Mas parece que ninguém no PS se lembrou de um bocadinho de modernidade no discurso.
Também não há nada sobre cultura no programa eleitoral, o que é estranho numa lista com tanta gente nova e bem formada?
Por fim, uma nota positiva também para a nº2 na lista. É uma óptima escolha e estou convencido que dará uma excelente deputada na Assembleia de Freguesia de Salreu. E digo deputada porque obviamente não prevejo outro destino senão esse. Mas também é preciso alguém de valor na oposição. Vai calhar-vos a vós. Mas tinha que calhar a alguém. É assim a democracia. Alguém tem que ficar na oposição e alguém tem que ficar no poder. E os mais preparados ficarão no poder, mas isto não significa obviamente que a oposição não tenha também os seus valores.