domingo, maio 30, 2004
As polémicas contratações do Ministério das Finanças têm sido objecto de discussão no Causa Nossa. A ler com atenção.
 
posted by Jose Matos at 16:50
sexta-feira, maio 28, 2004
O assunto passou despercebido na nossa blogosfera local, mas a entrega de 5312 euros à câmara por parte do Fernando Mendonça é louvável e rara em Portugal. É uma atitude recta e que mostra que a responsabilidade política deve ser assumida mesmo que nos custe na carteira.
 
posted by Jose Matos at 05:06
Vale a pena ler a entrevista que saiu hoje no Jornal da Ria com Regina Bastos. Num tom educado mostra bem a fraqueza da candidatura de Armando França ao parlamento europeu relegada para um 15º lugar na lista do PS. Com a possibilidade de ser eleita directamente e com a experiência que já tem em Estrasburgo, penso que se torna evidente que é a pessoa melhor posicionada para merecer o nosso voto.
 
posted by Jose Matos at 04:59
A nomeação de Paulo Jorge Morgado como novo director-geral das Contribuições e Impostos (DGCI), a ganhar mais de 23 mil euros por mês é daquelas medidas que uma ministra das Finanças nunca devia tomar. Em primeiro lugar, porque nenhum servidor do estado devia ganhar mais do que o Presidente da República e em segundo porque se trata de um ordenado muito superior aos restantes directores-gerais das Finanças que ganham pouco mais de 6 mil euros por mês. Ora, uma medida destas só serve para causar mal-estar na alta administração pública que vai olhar mal para um ordenado destes e desgaste político no governo, pois estamos numa época de contenção de despesas na função pública e um sinal destes é mau sinal. Além disso, todos nós sabemos que este mago da banca não vai resolver a evasão fiscal, pois o problema exige medidas muito para além da posição de director-geral da DGCI. Mas esta situação de ordenados inflacionados em estruturas do estado não é nova a passa também pelos famosos acessores de ministros que ganham às vezes mais do que o próprio ministro. Tudo isto devia de acabar e a ministra das finanças devia dar o exemplo, pois tem tido mão de ferro no controle da despesa pública. Ainda por cima, a reacção que teve no Parlamento contra um deputado do PS sobre esta questão só serviu para causar ainda mais polémica.


P.S. Afinal foi contratado outro superboy para a direcção-geral da Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros (DGITA). A ganhar provavelmente o mesmo que o primeiro.
 
posted by Jose Matos at 04:39
terça-feira, maio 18, 2004
Para mim, o Verão chega quando começo a calçar sandálias. E hoje foi esse dia. O dia das sandálias. É um sinal de que o Verão vem aí. Espero que venha depressa e que se demore um bocado por aqui.
 
posted by Jose Matos at 00:28
sábado, maio 15, 2004
O Presidente da Câmara do Porto é mesmo poupadinho. Foi às oficianas da câmara e mandou recuperar um velho Mercedes Benz 280, de 1968. Parece que é agora o carro oficial do presidente. Apesar da poupança convém dizer que o velho Mercedes gasta 16 litros aos 100, o que não é lá muito económico pelos padrões actuais. Mas acho que fez bem em recuperar o velho Mercedes. Nós cá temos um Audi A6 (outra simpatia deixada pelo anterior executivo), mas acho que devíamos ter era um Smart.
 
posted by Jose Matos at 20:19
A menos de um mês das eleições europeias, tudo se conjunga para uma das maiores abstenções de sempre. O voto a 13 de Junho não motiva ninguém e o povo parece pouco interessado no assunto. O PS, ainda por cima, insiste no cartão amarelo ao governo, quando o que está em causa são eleições europeias e não internas. Mas a abstenção vai dar jeito a muita gente. A coligação se perder, sempre pode dizer que foi a abstenção que ganhou e não o PS. O PS se ganhar sempre pode dizer que estava certo e que o povo mostrou o cartão amarelo ao governo. O PCP e o BE são capazes de ter uma subida de votação, pois a militância traz sempre vantagens num cenário generalizado de abstenção. Portanto, cada um vai usar a abstenção a seu favor. Por mim, também não vou apelar ao voto. Quem quiser que vote. Já são todos crescidos. Devia era haver um sistema de penalizações em que o eleitor que não votasse duas eleições seguidas ficava inibido de votar durante outras tantas. Ou então perdia o direito de voto. Havia de ser lindo. Mas deixa lá isso. Daqui a 2-3 meses já ninguém falará do assunto, nem da Europa, pois estarão todos estendidos no Algarve preocupados com o Sol e com um bom lugar na praia. E no dia 13 andarão todos preocupados com o futebol e também não vão votar. E é disto que nós gostamos: futebol, praia e Sol.
 
posted by Jose Matos at 19:47
quarta-feira, maio 12, 2004
Uma coisa que espanta nos países que entraram agora na União Europeia é a percentagem de população que tem o ensino secundário completo. Enquanto que em Portugal é de 11,7% e na média europeia dos 15 é de 42,4%, nos países do alargamento anda na casa dos 70-80% chegando mesmo aos 86% no caso da República Checa e da Eslovénia. Juntando isto ao facto de muitos destes países terem um custo/hora/trabalho mais baixo do que o nosso temos aqui uma concorrência difícil de bater. Até o Chipre em termos de educação está melhor do que nós (64,5%), tendo mesmo um rendimento per capita superior ao nosso. Isto mostra bem o quanto somos atrasados para sermos batidos desta forma e que a nossa grande batalha é mesmo a da qualificação. E é sobre este tipo de atrasos que é importante meditar e concentrar a nossa atenção, não sobre o futebol, pois não é com futebol que ficamos mais competitivos em relação aos países do alargamento.
 
posted by Jose Matos at 01:57
sexta-feira, maio 07, 2004
Vieste comigo
nesse jeito pós-moderno
de não querer saber nada
de não fazer perguntas
essa pose cansada
tão despida de emoção
de quem já viu tudo
e tudo é uma imensa
repetição

não fosse a minha competência para amar
e nunca teriamos acontecido
num mundo de competências
e técnicas de ponta
a dádiva da fala
quase já não conta

depois quase ias embora
desse modo
evanescente
não soubesse eu ver-te
tão transparente
e teria sido apenas
o encontro acidental
uma simples vertigem
dum desporto radical

não fosse a minha competência para amar
e nunca teriamos acontecido
num mundo de competências
e técnicas de ponta
a dádiva da fala
quase já não conta

Tema do disco Rosa Carne dos Clã
 
posted by Jose Matos at 01:11
Que posso eu aconselhar para estas noites chuvosas senão mais um disco português recheado de pequenos tesouros musicais. Rosa Carne, para ouvir ao longo da noite ou em qualquer hora do dia. Aqui está um excelente grupo para CME convidar para as festas da vila.
 
posted by Jose Matos at 01:02
terça-feira, maio 04, 2004
O Ferro Rodrigues foi convidado para uma festa. Ao chegar ao local da festa encontrou um segurança que lhe perguntou pelo convite.

- Não tenho comigo!

- Não tem consigo? Então não o posso deixar entrar!

- Mas eu sou o Ferro Rodrigues.

- Mostre-me a sua identificação.

- Não tenho comigo!

-Então não o vou poder deixar entrar!

- Mas eu sou o líder do PS, o Ferro Rodrigues. Não me está a conhecer? Olhe bem para mim.

- O senhor é realmente é muito parecido, mas pode ser um sósia. Para entrar tem que me provar ser quem diz que é.

- Provar eu? Mas como? EU NÃO SEI FAZER NADA!!!

-Ah, então é mesmo o senhor. Pode entrar.
 
posted by Jose Matos at 01:00
segunda-feira, maio 03, 2004
Na semana passada uma dúzia de saudosistas visitou a campa de Salazar por causa do aniversário do seu nascimento. Um carpinteiro da Anadia de 62 anos que assistiu ao funeral do ditador disse esta coisa simpática no cemitério: "[Foi] o gajo mais honesto que existiu neste país, [agora] é só ladrões e corruptos". Este tipo de afirmações mostra bem que o homem deixou saudades entre os mais velhos e que a grande durabilidade do Estado Novo reside no próprio Salazar. Se fosse outro talvez não tivesse aguentado tanto tempo. Mas é espantoso como se implantou no nosso imaginário colectivo ao ponto de ainda hoje ser objecto de romarias.
 
posted by Jose Matos at 03:17
O Jornal de Estarreja traz uma foto da pardilhoense Raquel Pereira, uma das finalistas do concurso Miss Portugal. É daquelas coisas que não vejo na TV, mas disseram-me há poucos dias que durante este famoso concurso foi perguntado a uma das concorrentes como é que o Pedro Álvares Cabral tinha chegado ao Brasil. Nas possíveis respostas deram-lhe a hipótese que tinha sido de barco, mas depois de alguma hesitação a concorrente acabou por responder que naquele tempo usavam animais para chegar ao Brasil. Não percebi em que animal é que estaria a pensar, mas presumo que fosse alguma baleia ou coisa do género.
 
posted by Jose Matos at 01:55